Seja Nosso Patrocinador
Dr Franco Marcio
Rota Beer Distribuidora
Hot Dog Parada
Erasmo sabino
Nordeste Pisos

Categoria: , ,

Lula é denunciado por dizer que jovem negra “gosta de um batuque”

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou nesta 2ª feira (5.jan.2024) uma notícia-crime contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por um comentário feito sobre uma mulher negra durante a visita na fábrica da Volkswagen na 6ª (2.fev). Eis a íntegra da denúncia (PDF – 658 kB).

Ao apresentar a estudante Luiza Eduarda Leôncio, uma jovem negra que estava sentada entre as autoridades presentes na visita, Lula disse ter achado que ela era uma cantora, namorada de alguém ou percussionista, “porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor”.

Segundo o Bilynskyj, o presidente praticou o crime de Discriminação Racial “ao associar automaticamente uma mulher negra com tranças a atividades específicas, como ser cantora ou estar envolvida com batuques, ele parece ceder a generalizações prejudiciais.”.

Ele também disse que a abordagem “pode ser interpretada como contraproducente e não condizente com os princípios estabelecidos nas convenções internacionais ratificadas pelo Brasil”. A denúncia foi apresentada à PGR (Procuradoria Geral da República).

Questionada pelo Poder360, a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) disse que a fala de Lula foi uma “exemplificação do que são os estereótipos para criticar sua perpetuação”, já que a jovem não estava no palco pelos motivos inicialmente ventilados pelo presidente.

Poder 360

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados